top of page
  • Foto do escritorA Casa da ari

#COVID-19 Cursos online e gratuitos


Além do cuidado com o corpo e a mente, use seu tempo livre para formação. Isso mesmo, formação! Comece aquele curso de idiomas que tanto quis fazer, ou aquele curso de música, ou de desenho, ou aquela especialização em alguma área de seu interesse.


Muitos sites e aplicativos já são reconhecidos no mercado por disponibilizarem formações em diversas áreas do conhecimento. Entretanto, por conta do coronavírus, outras grandes empresas disponibilizaram seus cardápios pagos de maneira gratuita neste período.


Se você nunca pensou em fazer cursos online, talvez agora seja uma oportunidade para isto.


Se liga na lista que montamos:


Cursos de idiomas


Para aprender um novo idioma ou continuar os estudos, há diversas opções de escolas com cursos online. As plataformas Duolingo e English Live são populares e oferecem aulas de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.


A edtech ChatClass, que ensina inglês com o uso de uma inteligência artificial no WhatsApp, oferecerá gratuitamente sua plataforma de aprendizado e aulas ao vivo com tutores do mundo inteiro. A ação é válida para qualquer estudante do Brasil até 17 de abril, podendo se estender. O serviço engloba conteúdo para todos os níveis do idioma, aulas online com tutores internacionais e correção em tempo real sobre a pronúncia dos alunos no inglês. Acesse o site da ChatClass


edX


Os interessados podem acessar o edX, plataforma fundada em 2012 pela Universidade de Harvard e pelo MIT, renomadas instituições de ensino dos Estados Unidos para acessar cursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Universidade de Harvard, MIT e outras grandes instituições. O site oferece cursos como programação, empreendedorismo, criação de jogos digitais, desenvolvimento de websites, produção de textos e muito mais.


iPED


Cursos 100% em vídeo aulas para você experimentar o que existe de melhor em cursos online. Assim que você se cadastra, já pode escolher um desses cursos inteiramente grátis.

São cursos dinâmicos e que explicam passa a passo de uma forma clara e objetiva. Clique aqui


Coursera


Aprenda com universidades e empresas líderes. Comece hoje mesmo a ver videoaulas sob demanda dos principais instrutores em assuntos como Negócios, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Línguas e muito mais. Clique aqui.


Stoodi


Com a quarentena imposta pelo coronavírus, estudantes de todo o país estão se deparando com a necessidade de estudar em casa. Muitas plataformas de ensino a distância prometem dar uma força e já começam a abrir seus cursos gratuitamente para atender os alunos. Uma dessas ferramentas é o Stoodi, que organiza o dia a dia do aluno e indica o que ele deve estudar até o Enem. O site conta com videoaulas, aulas ao vivo e mais de 30 mil exercícios com provas e simulados. Para quem vai participar do Jovem Senador, a plataforma também tem dicas de peso, como as correções de redação comentadas. Para acessar o Stoodi gratuitamente basta fazer o cadastro no site.


Cursos de programação, informática e liderança


A Udemy tornou alguns cursos onlines pagos em gratuito para este período de quarentena. Excel, Motion Graphics, Introdução ao Design Thinking estão entre as opções disponíveis na área de tecnologia e programação. Veja lista de cursos.


Quem prefere estudar assuntos como liderança, organização nas empresas, matemática financeira e marketing digital pode encontrar cursos na Fundação Getúlio Vargas. A instituição liberou 55 cursos gratuitos em sua plataforma online.


Animação e storytelling da Pixar


A Pixar, estúdio que produziu animações como “Toy Story”, “Monstros S.A.”, “Procurando Nemo”, “WALL-E”, “Up – Altas Aventuras” e tantos outros filmes que ficam no imaginário de adultos e crianças, é um dos parceiros da Khan Academy que oferece cursos gratuitos. Os conteúdos do curso Pixar in a Box trazem conhecimentos sobre animação com base nas tecnologias digitais utilizadas nos filmes da Pixar. Além disso, o aluno poderá aprender a construir e contar uma história, procurando entender melhor sobre técnicas de narrativa e a criação de personagens.


Casa do Saber


Desde 18 de março, a Casa do Saber está com o serviço on demand liberado pelo período de 30 dias. A plataforma oferece 120 cursos com conteúdo referente aos grandes pensadores da Filosofia, Ciências, Artes, Literatura e Música. A Casa do Saber tem um time de 1.500 professores e colaboradores. Na lista, estão nomes como o do teólogo Leonardo Boff, o historiador Leandro Karnal e os filósofos Franklin Leopoldo e Silva e Luiz Felipe Pondé. Acesse a plataforma de cursos online da Casa do Saber aqui


Digital Innovation One


No maior ecossistema de educação gratuita para desenvolvedor de softwares do Brasil você pode aprender linguagens de programação como Javascript, PHP, Python e Angular. Os cursos são gratuitos e gravados por especialistas do mercado com duração de duas a 12 horas. As aulas estão divididas em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. O Digital Innovation One também fornece certificado. Acesse a plataforma online de cursos gratuitos do Digital Innovation One!


Escola Virtual – Fundação Bradesco


A plataforma oferece mais de 80 cursos nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Informática, Educação básica e Pedagogia, com duração média de 10 horas. Além disso, são oferecidos materiais e roteiros de estudo para os alunos. E os certificados são válidos como comprovante de atividade complementar em algumas faculdades. Acesse os cursos online gratuitos da Escola Virtual!


ESPM


Do dia 27 de março a 30 de abril, a Escola Superior de Propaganda e Marketing está oferecendo 13 cursos online e gratuitos. O Pocket Live ESPM funciona por webconferência com duração de duas horas. As aulas também ficam disponíveis para acesso em outros horários. Os temas são variados e envolvem do universo do e-commerce e até Excel Básico. Acesse aqui a plataforma de cursos da ESPM


FABER-CASTELL


Com a campanha “Em casa com a Faber-Castell”, a empresa liberou o acesso a todos os cursos de desenho durante o período de confinamento. São 17 oportunidades para crianças e adultos disponíveis até o dia 19 de abril. Narrativa Visual, Desenvolvimento de personagens, Lettering, Dicas de composição e desenho realista estão entre os cursos. As aulas têm duração variada. A mais longa como a de Desenho com Emoções dura uma hora e meia. Todos os cursos oferecem certificado. Confira agora os cursos gratuitos da Faber-Castell!

FGV


Se você quer aprender sobre Economia e Finanças, Direito, Marketing e Vendas, Educação e Humanidades, Gestão Empresarial ou de Pessoas, o site da Fundação Getúlio Vargas oferece cursos virtuais sobre esses temas. A maioria das aulas é de curta e média duração, com carga horária que variam de cinco a 30 horas. Todos os cursos oferecem certificado de participação aos participantes que passarem na avaliação final. Acesse aqui os cursos online gratuitos da Fundação Getúlio Vargas!


NUBE


O Núcleo Brasileiro de Estágios oferece seis cursos em videoaulas e organizados em módulos. “Como administrar seu tempo”, “Gestão de Carreira”, “Marketing Pessoal” e “Como elaborar um currículo” são alguns dos temas disponíveis. As aulas não passam de cinco horas e você ainda recebe um certificado de atividades complementares. Acesse aqui os cursos!


SENAC


Na prevenção do coronavírus, o Senac RJ e a Cisco estão oferecendo cursos na área de TI, como empreendedorismo, inclusão digital, introdução à IoT (Internet das Coisas) e introdução à segurança cibernética. As aulas têm até 30 horas de duração. Ao final, os participantes recebem certificado Cisco.​ Acesse aqui os cursos do Senac RJ


Outros cursos também são oferecidos online e gratuitamente pela rede nacional do Senac. Entre as opções é possível encontrar diversos temas, como finanças pessoais, estilo e imagem pessoal, administração do tempo, desenvolvimento de equipes, planejamento e organização de eventos. Acesse aqui os cursos do Senac Nacional


SEBRAE


Se você tem vontade em abrir o próprio negócio, os cursos do Sebrae podem te ajudar nesse processo. São ofertados mais de 100 cursos em áreas como empreendedorismo, marketing digital, captação de recursos, negócios e startups. As aulas são ministradas por tutores e possuem carga horária de duas a quarenta horas. Ao concluir o curso o aluno recebe um certificado digital totalmente gratuito. Acesse agora os cursos do Sebrae

SENAI


A plataforma do SENAI tem cursos online gratuitos como educação ambiental, empreendedorismo e finanças pessoais. Há também aulas de desenho arquitetônico e segurança do trabalho. Assim como nas demais plataformas, o aluno ganha certificado de conclusão após alcançar a pontuação necessária na avaliação final. Acesse agora os cursos online do SENAI!


UNINASSAU


Em parceria com a GoKursos, o Centro Universitário Maurício de Nassau oferece mais de 20 cursos gratuitos durante um período de 15 dias. Entre as opções disponíveis estão: Marketing Digital, Análise Estatística de Dados, Língua Inglesa, Cozinha Francesa, Arquitetura de Software, Fundamentos em Inteligência Artificial, Direito Aplicado ao Empreendedorismo Digital, entre outros. Após o término de cada capacitação, os participantes recebem um certificado de conclusão do curso. Acesse aqui os cursos online do Uninassau!


CifraClub


O CifraClub é maior site de ensino de música do Brasil. Você encontra tutoriais em vídeos e textos, o que torna a plataforma acessível para todos. Clique aqui e comece aprender agora!



O Petra Belas Artes disponibilizou seu streaming de forma gratuita durante a quarentena do coronavírus. Chamada de Petra Belas Artes à La Carte, a plataforma conta com filmes clássicos e cults, muitas vezes difíceis de encontrar em outros streamings.


402 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page