top of page
  • Foto do escritorA Casa da ari

Já pensou em fazer a sua própria roupa?


A arte da Modelagem Criativa também esteve na Casa da Ari. A estilista e modelista, Rita Comparato, passou por aqui para ensinar como criar modelagens, e o melhor: sem cálculos matemáticos!

Quem participou da oficina pode aprender simetria, tipos de cortes e diferentes técnicas de modelagem.

Além disso, teve a oportunidade de aprender uma técnica milenar de estamparia, a Block Printing, com as magníficas Ligia Meneghel, da Okan e Luciana Bertarelli, do Xilomóvel Ateliê Itinerante.

O que é Block Printing?

O Block Printing é a arte de tingir e estampar tecidos através de carimbos de madeira esculpidos à mão. Essa técnica ancestral surgiu na China há mais de 2 mil anos atrás, mas foi na Índia que ganhou maior notoriedade.

Desde a antiguidade o povo da região domina técnicas de tingimento e hoje a indústria têxtil é a segunda maior atividade econômica do país, que é considerado o principal produtor mundial de tecidos estampados manualmente.

Clique aqui e saiba mais.

Sobre a Okan

OKAN é um projeto de criação de moda com tecidos africanos em modelagens urbanas e contemporâneas, unindo estética e padronagens de diferentes culturas africanas em um streetwear ocidental.

Os tecidos vêm dos mercados do Senegal, Mali, Guiné, África do Sul e Benin, país de origem de Tania Sidokpohou, idealizadora da marca em parceria com Lígia Meneghel.

A OKAN também trabalha com estamparia artesanal, principalmente através do Block Printing - técnica que grava blocos de madeira com o processo da xilogravura, para serem usados como carimbos na estamparia.

Sobre o Xilomóvel Ateliê Itinerante

É um ateliê itinerante equipado com todo o material necessário para a prática da xilogravura.

Em seus trabalhos, Luciana Bertarelli utiliza a xilogravura e moldes vazados (stencil) para criar imagens repletas de padrões.

As matrizes de madeira são utilizadas como carimbos, que ao serem impressos repetidamente sobre o papel criam manchas texturizadas, que ora se adensam para formar silhuetas, ora se abrem para iluminar o fundo.

As figuras sempre auto-referentes não são imediatamente reconhecíveis, escondendo-se em meio às plantas do jardim.

Rita e a Modelagem Criativa

Enquanto o estilista cria, elabora e desenvolve coleções de moda, estamparias e acessórios, o modelista projeta e desenvolve a modelagem da roupa criada pelo estilista, considerando a relação de proporção entre o corpo humano e a roupa.

A modelagem é a arte que atua no desenvolvimento e na execução de projetos para o vestuário, tendo amplo repertório conceitual e histórico sobre a área de moda. O modelista transforma a criação dos estilistas em realidade. É responsável por fazer a modelagem dessa criação, considerando questões como ergonomia, caimento dos tecidos e vestibilidade (potencial da roupa de adequar-se ao corpo, deixando-o livre e confortável para o movimento).

E a modelagem criativa amplia as possibilidades e o aperfeiçoamento das técnicas tradicionais de modelagem, inovando com objetos, formas e conceitos.

Apaixonada pela modelagem, Rita formou-se em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina e foi assistente de modelagens especiais de Alexandre Herchcovitch.

Criou, com Dudu Bertholini, a marca Neon, referência na moda brasileira por suas estampas elaboradas em parceria com artistas plásticos, suas modelagens marcantes e seus desfiles emocionantes durante 10 anos, na SPFW. A grife conquistou uma clientela fiel e vestiu diversas personalidades.

Rita também foi head designer da Cori, assinou coleções para Alcaçuz e Lilla Ka e foi coordenadora de estilo da Adriana Barra. Ministrou curso de modelagem em várias cidades brasileiras, no Instituto Europeu de Design, na Oficina Cultural Oswald de Andrade e no SESC Pompeia.

Atualmente, lançou a marca Irrita, proposta em que o cliente participa, fazendo combinações entre as modelagens, os tecidos e as estampas.

Para conhecer mais, leia o artigo “A importância da Modelagem no Processo Criativo”, de Rita Comparato.

151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page