top of page
  • Foto do escritorA Casa da ari

Ambiente de trabalho influencia a criatividade?


O surgimento de um novo modelo de gestão de pessoas tem provocado mudanças que influenciam diretamente as organizações e sua forma de produzir. As transformações do mundo contemporâneo influenciam diretamente as empresas e estas estimulam os colaboradores a inovar constantemente. A mudança é uma das principais características do mundo moderno e este é um aspecto essencial da criatividade e inovação.

Em uma organização, onde são exigidas soluções criativas, inovadoras e rápidas, o ambiente de trabalho tem o papel fundamental na construção e na prestação dos serviços com qualidade e satisfação para os colaboradores.

As dinâmicas das mudanças no mundo impactam diretamente a sustentabilidade das organizações e, as empresas, cada dia mais, precisam colocar no mercado produtos criativos e inovadores. Para isso, é necessário tornar criar um novo modelo de gestão de pessoas e um ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento desse novo modelo.

Este novo modelo de gestão de pessoas tem como fundamento promover um ambiente criativo e de constante inovação, onde o ser humano é o capital mais importante para concretização dessa proposta.

Nesse novo contexto, as práticas de gestão criam um ambiente físico mais divertido e menos tedioso dando aos colaboradores mais prazer em desenvolver suas atividades e promovem o envolvimento das pessoas, o que torna mais fácil ser criativo e inovador.

Com isso, as empresas se tornam cada vez mais competitivas e garantem espaço no mercado.

O processo inovador possui etapas, envolvendo a criação de ideias que acontece a partir de descobertas, conhecimentos prévios e da criatividade espontânea estimulada pela comunicação interna e pelo interesse das outras pessoas em inovar.

Algumas características são pertinentes e comuns às pessoas e organizações criativas, dentre elas o ambiente físico. Um ambiente físico mutável, com inserção de elementos desestruturados e com mobiliário que facilite a comunicação e à empatia entre os colaboradores é um ambiente que certamente inspira.

As organizações criativas possuem canais abertos de comunicação, interação com o ambiente externo, sistemas de participação como técnicas grupais (brainstorming), são mais flexíveis, adaptáveis, apresentam cultura descontraída, descentralizada, equipes autônomas dispostas a correr riscos, recursos disponíveis às equipes e a projetos a longo prazo, incentivos aos erros, sistemas de recompensas para a inovação, que contribuem para incentivar a criatividade organizacional.

Portanto, para a criatividade ser desenvolvida ela necessita de condições adequadas em todos os âmbitos (físico, psicológico e social), do mesmo modo como acontece na família, na escola ou nas organizações. O ambiente como o espaço físico, destinado para o exercício da função, como iluminação, mobiliário, acústica, temperatura adequada influenciam de maneira acentuada na criatividade.

Com informações do estudo de caso: A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE DE TRABALHO NA CRIATIVIDADE E NO PROCESSO DE INOVAÇÃO

373 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page